Devolução - Como emitir NF-e de devolução de venda direto na tela de compras?
Nesse artigo vamos aprender a como realizar a devolução de venda de cliente, ou seja, quando o seu cliente comprou um produto e por algum motivo vai está devolvendo. A devolução pode acontecer de forma parcial e total, então de acordo com a sua combinação com o cliente você pode realizar a operação.
Realizar a devolução é informar ao fisco que a venda dos produtos já consolidada, por algum motivo precisou de anulada, seja a venda por um todo ou algum item especifico.
Além disso, ao realizar uma devolução você estará retornando com o seu estoque para o sistema, assim você terá mais controle sobre suas mercadorias. A não realização da operação poderá deixar o seu estoque incorreto.
Emitindo uma NF-e de Devolução
Antes de iniciarmos, é muito importante saber que você deve ter o seu cliente cadastrado, não é possível emitir NF-e em nome de consumidor final.
Acesse o seu Retaguarda para iniciar o processo de devolução. Acesse-> Contas a pagar -> Entrada de Mercadorias (F5) ou acesse através do Compras (F5). Veja a imagem abaixo:
Após acessar a tela de compras, clique na opção Entr. Merc. Veja na imagem abaixo.
Após abrir a tela de entrada, clique na opção de NOVO
Após, será aberto a tela para preenchimento dos dados e geração da NF-e.
Fornecedor | Cliente da devolução. Acesse o cadastro de fornecedor e importe os dados de cliente para o cadastro de fornecedor |
Documento | Verifique a ultima numeração de NF-e emitida e coloque o proximo numero sequencial da NF-e no campo documento |
CFOP | CFOP utilizado para realizar a devolução; Ex: 1201,1202,2202 |
Modelo | Para NF-e digite o modelo 55 e digite a serie para a emissão da NF-e |
Emissão/ Entrada | Data de emissão e saida |
Funcionário | Funcionário que está realizando a devolução |
Atenção! Para as emissões de NF-e de entrada e saída (devolução e venda), sendo a mesma série as numerações das NF-e's devem ser em sequência.
Vale lembrar que: CFOP iniciado com 1 Ex: 1202 são para as operações dentro do estado.
CFOP iniciado com 2 Ex: 2202 são para as operações fora do estado
Na aba Itens Nota Fiscal adicione os itens que serão devolvidos.
Produto | Digite o código do produto ou pesquise pelo nome |
CFOP | Informe o CFOP do item, caso contrário constará o mesmo CFOP informado no cabeçalho da nota. |
CST/CSOSN | São dados proviniente do cadastro do produto, caso deseje alterar, clique com o mouse sobre o campo e digite o novo CST/CSOSN |
Valor Unitário | O valor unitário da venda deverá ser o mesmo valor que o produto foi vendido |
Quantidade | Informe a quantidade que estão sendo devolvidas. |
Após inserir as informações, caso tenha alguma informação para as tributações, elas devem ser preenchidas nos campos próprios conforme a imagem abaixo. Após conferir as informações e estando tudo certo, clique na opção Salvar.
Clique na opção de Novo para adicionar mais itens. Veja na imagem abaixo:
Após adicionar todos os itens da NF-e, os valores totais devem ser o mesmo, caso contrário a nota ficará inconsistente e não será possível salvar o registro.
Após adicionar os itens, na Aba Dados Adicionais será possível inserir as informações de transporte, plano de contas e planos de contas contábeis.
Observe e selecione o plano de contas de acordo com a operação, nesse caso vamos utilizar o plano Devoluções de Contas (O plano de contas influencia diretamente em seu DRE - Demostrativo de Resultado de Exercício).
Obs: Para cadastrar uma transportadora, acesse o cadastro de fornecedor, caso ela não esteja cadastrada, faça o seu cadastro na aba Complemento marque a opção Este fornecedor é transportadora?
Na aba NFe marque a opção Nota de Emissão Própria (Ela será transmitida através da sua empresa).
Na aba Devoluções de Nota, selecione o tipo do documento que a venda foi realizada. Ex: se a venda foi realizada no NFC-e, selecione a opção NFC-e e pesquise na opção Pesquisar Cupons.
Após pesquisar a devolução, clique 2x sobre ela e após clique na opção salvar. Caso tenha devolução de outras vendas, pesquise a venda e a selecione-a e após clique em Salvar e após clique novamente em Salvar para salvar NF-e gerada.
Após salvar não é necessário Lançar Frete e Lançar Markupt. Após salvar a NF-e, acesse a aba nfe novamente e clique em gerar NF-e. Será aberto a tela para transmitir a NF-e.
Retorne na aba Nfe e clique na opção gerar NF-e.
O módulo de Transmissão de NFe será aberto. Nessa tela tem algumas opções que deverão ser observadas, como:
Utilizar mesmo CFOP nos Itens? Essa opção só deverá ser marcada caso todos os produtos da nota tenham que usar o mesmo CFOP do cabeçalho. Assim ele vai desconsiderar o CFOP inserido nos produtos e vai utilizar o CFOP do cabeçalho da NF-e.
Mostrar Títulos no Danfe? Não é necessário marcar a opção devido a devolução não gerar financeiro.
Consumidor Final. Essa opção deverá ser marcada quando o destinatário for Pessoa Física ou Isento de Inscrição Estadual.
A opção de Pré-Visualizar lhe dará a oportunidade de visualizar e salvar da NFe antes de realizar a transmissão, podendo fazer uma conferência de todos os dados antes da Transmissão e evitar um futuro cancelamento.
Transmitir: Depois de todos os campos serem analisados, clique em Gerar/Enviar (F2). Veja na imagem abaixo:
Nessa tela, será solicitado o Certificado Digital (token), então o mesmo deverá ser selecionado, depois clique em OK e digite a senha do certificado. Veja na imagem abaixo:
Após selecionar o certificado, digite a senha.