Configurando o boleto digital(Pensebank) no sistema
Obs: Antes de efetuar configuração aliado já terá que ter entrando em contato com com banco para efetuar cadastro da conta corrente e no card já tem que estar o valor que foi negociado que Fácil irá receber por emissão do boleto, por padrão será 2,49 mas pode haver alteração no valor. Para começar a gerar Boleto Digital no Fácil Retaguarda, é necessário ter uma conta no no Banco Digital PENSEBANK.
Para criar a conta no banco acesse o link https://pensebank.com.br/ e clique em ABRIR CONTA e preencher os dados solicitados.
Para fazer a configuração do Pensebank no Fácil Retaguarda, tendo a conta já criada, acesse a conta e clique em Minha Conta
Ao abrir as informações da conta, copie a chave da API, que está ao final da página. Abra o Fácil Retaguarda, e cadastre um novo banco em Financeiro/Bancos/Bancos, adicione o nome do banco, marque a flag informando que é um banco digital e adicione a chave da API, os demais campos não são necessários para um banco digital.
Feito isso é necessário cadastrar uma conta corrente para vincular ao banco digital criado, para cadastrar clique em Financeiro/Contas corrente, ao abrir a tela de cadastro insira o Nome do titular, o CPF do Titular, o banco que foi cadastrado previamente. Os dados da agência e conta não são necessários, pois as validações da emissão do boleto são feitas pelo token e pela flag marcada informando que é um banco digital no cadastro do banco, no entanto para possibilitar salvar o cadastro da conta é necessário o preenchimento das informações, portanto preencha os dados da Agência e Conta com 1, como na imagem abaixo.
Estando o Banco e a Conta cadastrados, é necessário cadastrar uma carteira de cobrança, para cadastrar clique em Financeiro/Bancos/Carteiras cobrança e informar os dados necessários.
Código, Variação, Contrato e Convênio | Não é necessário para banco digital, pode ser preenchido com 1 |
Multa a juros | Deve ser definida pelo aliado |
Conta | Deve ser inserida a Conta Corrente criada anteriormente. "Tipo Carteira” não é validado no boleto Digital e o status deverá sempre ser Ativo. |
Mensagem | Para o Boleto Digital será usado somente a Mensagem 1 que é limitado a 30 caracteres. |
A opção Cliente Emite e Distribui Boletos | Deve ser marcada para emitir boleto. |
A opção Permite emissão de boleto com desconto e/ou prorrogação | Ao ser marcada deve ser inserido se será um desconto ou acréscimo, a taxa de desconto ao dia, e a quantidade de dias limite para o pagamento com desconto/acréscimo. (Funcionamento similar ao boleto tradicional) |
Após realizado todo o processo, é só clicar em Salvar e o banco digital estará pronto para emitir boleto pelo Sistema Fácil Retaguarda. O processo de emissão do boleto digital é o mesmo do boleto tradicional, sendo assim é só seguir os passos citados no artigo a seguir. https://atendimento.facilsistemas.com.br/kb/article/325034/como-gerar-boleto-no-sistema-retaguarda
Lembrando que com o Boleto Digital, não se faz necessário a emissão de remessa para envio para o banco pois a mesma é feita automaticamente, e o retorno do banco com as validações da situação do boleto também é feito de forma automática a cada 4 horas pelo Retaguarda.