Como gerar o sped fiscal e contribuições
Orientações
Antes de iniciar a geração do arquivo de SPED, acesse todos os caixas e verifique se existe cupons em contingência e caso tenha cupons em contingência realize a transmissão do mesmo, após acesse cupons pendentes e existindo algum faça a seu cancelamento/inutilização. É importante que não tenha nenhum cupom em contingência ou pendente. É imprescindível que verifique se todas as notas de compras foram lançadas, caso contrário você terá o retrabalho de gerar o SPED novamente.
Após realizar a verificação acesse o comunicador e faça a sincronização, caso exista algum cupom que não foi sincronizado ele deve ser enviado para o Retaguarda.
Atenção! O arquivo do SPED é gerado pelo Fácil SPED e após o arquivo deve ser validado nos validadores disponibilizados pela receita federal, nesses validadores existem validações que a própria receita exige, sendo assim, em casos de erros na validação do arquivo é necessário identificar e realizar a sua correção. Não é possível fazer a simulação de todos os erros, pois, muitos deles estão relacionados à lançamentos errados ou faltando alguma informação.
Agora acesse o Fácil SPED em Contábeis-> Fácil SPED.
Dentro dessa tela temos várias opções, caso seja a primeira vez que você vai gerar o arquivo de SPED verifique se as configurações já foram realizadas; como cadastro do contador e demais informações localizadas na opção configurações. Para o preenchimento dessas informações solicite ajuda ao setor de contabilidade responsável pela empresa.
Para gerar o SPED Fiscal acesse-> SPED Fiscal
Após abrir a tela, selecione o período desejado e clique na opção Verificar/gerar
Nesse momento será executado um processo para verificar possíveis situações que poderão causar erros durante a validação do arquivo, por isso é de suma importância que você execute a verificação. Nesse momento, o sistema também mostrará NFC-e em contingência e caso exista você deve acessar o caixa e realizar a sua transmissão.
Aguarde a finalização da verificação.
Clique em OK para visualizar as informações encontradas pelo sistema.
Para gerar o enviar o inventário no arquivo de SPED é necessário que ele seja previamente gerado através da opção Fácil Retaguarda-Menu Contábil-> Inventário-> Selecione o mês e ano e clique em gerar. Após gerado, acesse o Fácil SPED e no momento de gerar o arquivo clique na opção Gerar Inventário.
{Possíveis erros encontrados}
- Fornecedor com endereço incompleto
Após resolver todas as pendências, você está apto para gerar o arquivo de SPED. Clique em SIM para continuar a geração e a guarde a geração do arquivo.
Após essa mensagem o arquivo está pronto para ser validado. {Veja aqui como validar o arquivo de SPED FISCAL}
Como gerar o SPED Contribuições (PIS/COFINS)
Dentro do Fácil SPED clique sobre a opção SPED Contribuições.
Selecione o período desejado mês/ano e após clique sobre a opção Verificar/Gerar
Nesse momento o sistema vai estar verificando possíveis erros que poderão causar erros durante a validação do arquivo. Clique em OK para verificar as pendencias. Após a correção clique em SIM para concluir a geração do arquivo.
{Possíveis erros encontrados}
. Aproveitamento de cr edito em notas de bonificação
. CFOP não vinculado a nenhum plano de contas contábil.
Após a geração o arquivo está apto para validação.{Veja aqui como validar o arquivo de SPED CONTRIBUIÇÕES}
Obs: A opção Exclusão ICMS deve ser utilizado para as empresas que realizam a exclusão do ICMS destacado na Base de PIS/Cofins. Lembrando que após configurado no cadastro da empresa não é necessário marcar essa opção para gerar o SPED, apenas para casos retroativos. Para saber se a sua empresa realiza a exclusão do ICMS da Base de Pis/Cofins verifique com a contabilidade.