Como gerar devolução de NFC-e e NF-e.
Nesse artigo vamos aprender como Emitir nota fiscal de devolução Gerencial e Fiscal. Primeiramente você precisa conferir se o cliente esta cadastrado como fornecedor. Como se trata de uma devolução que esta voltando para o seu estoque,é preciso cadastrar o seu cliente que foi alvo da venda como o fornecedor que esta te devolvendo os produtos. Após ter conferido se seu cliente esta cadastrado como fornecedor, vamos para os seguintes passos para fazer a devolução.
1° Passo - Na tela do Retaguarda você ira na aba Estoque > Controle de Estoque > Devolução de Mercadorias.
2° Passo - Vai abrir a tela de devolução de mercadorias, nela você vai selecionar o tipo de devolução que vai fazer: Avulsa ou Por Venda.
A devolução Avulsa você vai selecionar ela quando for fazer uma devolução que não esta vinculado a uma venda especifica. Na devolução avulsa você pode pesquisar em qualquer um dos campos destacados.
A devolução por venda você deve selecionar uma venda que foi feita a um cliente específico. Na devolução por venda você pode pesquisar pelo nome do cliente para achar mais fácil qual foi a venda realizada ou pode pesquisar pelo número do documento ou Cupom/NFCE.
3° Passo - Nesse caso da demostração estou realizando a devolução específica de um cliente então selecionei o tipo de devolução por venda, e localizei o número da nota de venda.
4° Passo - Após selecionar a venda que será feita a devolução você vai clicar em pesquisar. ( Esse passo de clicar em pesquisar você ira precisar realizar ele 3x )
5° Passo - Nesta mensagem que vai aparecer você deve clicar em sim.
6° Passo - Clique em pesquisar novamente e insira o seu usuário e a senha e confirme.
7° Passo - Após clicar em pesquisar pela terceira vez vai aparecer essa mensagem onde você só terá que clicar em Ok.
8° Passo - Após realizar a pesquisa pela terceira vez, no campo abaixo vai aparecer os itens que foram vendidos na nota selecionada.
9° Passo - Nessa etapa você pode editar a quantidade do produto que esta sendo devolvido. Selecione o produto que deseja editar clicando nele e clique em alterar. (Lembrando que essa alteração da quantidade você só ira fazer se o seu cliente não te devolveu a quantidade completa da venda. Se foi feita devolução completa da venda você pode ir direto em salvar devolução).
10° Passo - Após selecionar o item que deseja alterar a quantidade que esta sendo devolvida e clicar em alterar, você pode selecionar a quantidade e alterar o tanto que esta sendo devolvida. Nesse exemplo a quantidade vendida foi 2 mas o cliente só me devolveu 1. Apás alterar no campo quantidade você clica salvar.
11° Passo - Após salvar a alteração da quantidade que foi feita, você poderá observar que as quantidades foram alteradas nos itens. Apos conferir se está tudo certo clique em Salvar devolução.
12° Passo - Após salvar a devolução, aparecerá essa mensagem de confirmação de devolução onde você vai clicar em sim.
13° Passo - Nessa próxima mensagem você deve selecionar se deseja gerar o crédito para o cliente.
14° Passo - Após selecionar se deseja gerar o crédito para o cliente, vai aparecer a mensagem de devolução gerada com sucesso onde você ira clicar em OK.
15° Passo - Vai aparecer mais uma mensagem, se deseja gerar o recibo da devolução onde você ira selecionar se deseja imprimir um recibo dessa devolução.
Se sua venda foi uma venda gerencial que não houve emissão de NF-e ou de NFC-e seu processo de devolução acaba por aqui. Os itens da devolução nessa etapa já voltaram para o seu estoque. Se sua venda foi uma venda Fiscal teremos que além desse processo gerar uma nota no compras e transmitir. ( Esse processo é para informar para a receita que foi feita a devolução fiscal referente a venda).
16° Passo - A partir daqui iremos gerar a nota fiscal no compras para transmissão. Ainda nessa mesma tela que foi feita a devolução gerencial você vai clicar em Pesquisar Devolução.
17° Passo - Na tela que vai abrir, você deverá selecionar a data que a nota de devolução gerencial foi feita e após localizar a nota você ira clicar em Nota fiscal.
18° Passo - Você deverá selecionar a nota e após isso clicar em Gerar Nota. ( Esse processo vai gerar a nota que foi feita enviando ela diretamente para o módulo compras).
19° Passo - Após realizar esse processo vai aparecer a mensagem de Devolução conciliada com sucesso onde você ira clicar em OK.
20° Passo - Você vai abrir o Módulo compras na aba Entrada de mercadoria.
21° Passo - Após abrir a tela do compras você vai observar que a última nota que está no compras é a nota de devolução de mercadoria que será transmitida.
22° Passo - Você deve ir na aba NF-e, e clicar no ícone para transmitir a nota.
Após realizar esses passos acima, esta concluído o processo de devolução.