Como fazer Devolução para fornecedor direto do Vendas
Para fazer uma devolução para fornecedor direto do modulo de vendas, é preciso conferir se o fornecedor que você irá devolver a mercadoria, já está cadastrado como cliente. Nesse exemplo vamos utilizar como fornecedor a Fácil Sistemas em uma venda fictícia.
Assim que abrir o módulo de clientes, vamos pesquisar o fornecedor;
Se já estiver cadastrado, basta seguir para a devolução.
Caso não encontrar o fornecedor pesquisando no campo (nº1), será preciso cadastra-lo no botão NOVO ( nº2), conforme a imagem abaixo:
Após pedir um NOVO cadastro, deve-se clicar no ícone com o Caminhão no canto inferior direito e pesquisar o cadastro do fornecedor e salvar.
Pesquisar o Fornecedor:
Selecionar e salvar:
Começando a Devolução: Para fazer a devolução, primeiro é preciso acessar o modulo Vendas (F8) e pedir um NOVO;
No campo cliente (1) será inserido o fornecedor que vamos devolver a mercadoria e no campo vendedor (2) o funcionário que está fazendo a devolução.
O campo CFOP, devemos observar qual a tributação dos itens a serem devolvidos:
Devoluções para dentro do Estado: Caso os itens sejam tributados (CFOP 5102) inserir o CFOP 5202; Caso os itens sejam Substituição Tributária (5405) inserir o CFOP 5411; Devoluções para fora do Estado: Caso os itens sejam tributados (CFOP 6102) inserir o CFOP 6202; Caso os itens sejam Substituição Tributária (6403) inserir o CFOP 6411; Caso o fornecedor mande o espelho da nota, seguir o CFOP informado por ele no espelho.
O CFOP utilizado nesse caso foi o 5411 e o modelo é o 55 que é o utilizado para Notas Fiscais Eletrônicas. Após preencher os campos é preciso salvar (nª 3) e clicar em OK na caixa de mensagem "É necessário informar pelo menos uma nota para devolução!", que irá abrir a aba de Devolução de Notas.
Na aba Devolução de Notas, vamos selecionar o Tipo = NFe (Ilustrado pelo nº 1) e clicar em pesquisar em Compras (nº2).
Depois de selecionar a nota que contem o item que será devolvido, a chave de acesso dessa nota vai ser preenchida. Clicar na opção "Salvar".
Na caixa de mensagem que irá aparecer, deve-se clicar em SIM, para carregar todos os itens que foram comprados nessa nota.
Selecionar o(s) item(ns) desejados para devolver e clicar no botão "Inserir itens".
Clicar "OK" na caixa de mensagem que virá a seguir:
Salvar no disquete na parte inferior da tela;
Após salvar, a nota vai voltar na aba "Cálculo do Imposto", nessa hora é importante conferir o valor total das mercadorias e dos impostos (Somente se o item inserido for tributado). Estando tudo certo, podemos prosseguir para a transmissão da nota no modulo de NF-e clicando em "Transmitir" como mostrar o numero (nº 2).
A partir desse momento, o modulo NFe será aberto em uma nova janela, conforme na imagem a seguir. Vamos marcar o campo "Utilizar mesmo CFOP nos Itens?" e clicar em "Gerar/Enviar (F2)".
Na caixa de mensagem de confirmação se vamos utilizar o mesmo CFOP nos itens, clicar em "SIM".
A nota vai começar a ser validada e a seguir aparecerá uma solicitação para selecionar o Certificado Digital. " O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e/ou jurídica no meio eletrônico, tem a mesma autenticidade e validade jurídica da assinatura em papel
e ele permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física. Ele possui 2 tipos A1 e A3, sendo versão A1 de formato 100% digital que
deve ser instalado no computador do usuário e a versão A3 que funciona como Token (geralmente armazenado em um "pendrive") que deve estar conectado ao
computador do usuário na hora de realizar as operações."
Após selecionar o Certificado e clicar em OK, a notá será transmitida e você poderá visualizar, salvar como PDF e enviar para o fornecedor para
conferir se as informações estão corretas.