Como criar pendrive bootavel para instalação limpa do Windows 10.
Como criar pendrive bootavel para instalação limpa do Windows 10.
Requisitos mínimos – Pendrive 8gb
Requisitos Recomendados – Pendriver 16gb
Os dados deste pendrive serão apagados durante o tutorial, então salve qualquer arquivo importante antes de tudo!
1 - Baixe a Ferramenta de Instalação
Essa etapa é bem simples, basta ir nesse link ( https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10 ), e clicar em Baixar a ferramenta agora, é um arquivo bem pequeno e deve demorar poucos segundos para fazer o download.
2 - Abra o Media Creation Tool e siga os passos
O nome da ferramenta que você acabou de baixar se chama Media Creation Tool , é a ferramenta oficial de instalação do Windows. Vamos abri-lo para seguir com os próximos passos do tutorial.
Na primeira tela basta clicar em Accept ou Aceitar , isso vai mudar de acordo com a língua que sua máquina está utilizando;
Após aceitar os termos, a ferramenta começara a organizar os processos para criar uma mídia de Instalação do Windows 10. Nesta segunda página você deve selecionar a segunda opção para criar uma mídia de Instalação do Windows 10, a primeira opção irá apenas atualizar o seu PC, depois cliente em avançar.
Agora podemos modificar o idioma, a edição do Windows e a arquitetura. É altamente recomendável que você utilize a arquitetura 64-bit. Desmarque a caixa e escolha as seguinte opções e depois clique em Avançar ;
Na quarta aba você deve selecionar a segunda opção para assim criar uma imagem ISO para gravar no pendrive, depois cliente em avançar.
Aqui você deve selecionar onde deseja salvar o arquivo, renomeio o mesmo com o nome Windows 10 e depois cliente em salvar.
Aguarde todo o processo ser finalizado e clique em avançar/concluir.
3 – Rufus
Para realizar o download, entre no link (https://rufus.ie/pt_BR/) , role a página e clique em rufus-4.3.exe
O aplicativo é bem simples e tem apenas uma tela. Recomendo abrir ele com o drive USB que vai utilizar já conectado ao sistema. O lado positivo é que ele não mostra outros drives conectados por conexões diferentes de USB, evitando problemas.
Na primeira tela basta selecionar o dispositivo USB se ele já não vier selecionado. Caso tenha apenas um dispositivo conectado como foi em nosso caso, o próprio aplicativo já fará a seleção automaticamente.
Depois selecione a imagem do Windows que vai utilizar no processo.
Por questão de compatibilidade deixe selecionado MBR no ESQUEMA DE PARTIÇÃO, para finalizar, basta escolher o nome que vai dar ao drive, no caso escolhi “Pendrive Windows 10”. Destaquei também o sistema de arquivos NTFS, mas essa opção vem por padrão. Deixe marcado as opções “formatação rápida”, “Criar arquivos de nome estendido e ícone”. Feito isso, só clicar no botão INICIAR que começar o processo, após finalizado uma tela informa que o processo foi finalizado e já pode usar o Pendrive para dar boot.